A Nissan desenvolveu em conjunto com a Nismo, o braço desportivo da marca japonesa, uma versão de competição do seu modelo eléctrico, o Leaf, destinada a ser mostrada no Salão Automóvel de Nova Iorque, que abre portas no próximo dia 20 de Abril.
O Leaf Nismo RC, designação que faz alusão ao departamento de competição da marca japonesa e incorporando ainda a sigla RC, que significa Racing Competition, visa dar um novo sentido ao termo "Competição Ecológica" e apresenta uma distância entre eixos 99 mm mais curta que a versão de produção, sendo ainda 20 mm mais comprido e 170 mm mais largo.
No entanto, a diferença maior vai para a altura, uma vez que o Leaf Nismo RC é nada mais nada menos que 350 mm mais baixo do que a versão de estrada, apresentando uma largura ao solo de 60 mm, menos 100 mm do que a versão «normal». O peso foi reduzido em cerca de 40%, cifrando-se agora nos 938 kg.
Para se enquadrar com as exigências da competição, toda a mecânica - bateria, motor eléctrico e inversor - foi colocada em posição central e os 107 cv de potência são agora transmitidos às rodas traseiras. Tal como o Nissan Leaf de produção, o Nismo RC é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 módulos compactos e um motor síncrono de resposta rápida que gera uma potência de 107 cv e um binário de 281 Nm.
A bateria pode ser carregada em 30 minutos até 80% da sua capacidade total, utilizando a porta de carregamento rápida localizada no interior do resguardo traseiro. E, contrariamente aos outros veículos de competição, o Nismo RC não possui tubo de escape, não emite CO2 ou outros gases de efeito de estufa durante a condução nem qualquer som de escape.
Nos testes preliminares, o Nismo RC registou uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,85 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h. Em condições de corrida, a bateria que alimenta o Leaf Nismo RC garante uma duração de 20 minutos.
"Algumas pessoas têm a percepção de que a condução dos veículos eléctricos não é de forma alguma entusiasmante – o que, com toda a certeza, não é o caso do Nissan Leaf de produção ou deste fascinante Nissan Leaf Nismo RC", acrescentou Tavares.
Este novo modelo eléctrico de competição marcará presença em vários eventos desportivos durante o ano de 2011, com a marca nipónica a pretender explorar um troféu Zero Emissões nos anos seguintes.
Fonte: AutoPortal